Publicado em

Data e Hora em Python

Partilhar:

Introdução

O tratamento de datas e horas é fundamental em muitos projetos de programação. Seja para registrar quando um evento aconteceu, agendar tarefas futuras ou calcular a diferença entre duas datas, Python oferece ferramentas robustas para isso.

Trabalhando com Data e Hora em Python

Em Python, existem diversos módulos para lidar com data e hora. O módulo time é um dos mais comuns e fornece funções para trabalhar com o tempo em ticks, bem como converter estes ticks em formatos mais legíveis.

Funções Básicas

Aqui estão algumas das funções fundamentais fornecidas pelo módulo time:

# from calendar import *
from time import *

# print(calendar(2021))
# print(month(2021, 8))
print(time()) # 1628197388.7380881
print(localtime(time())) # time.struct_time(tm_year=2021, tm_mon=8, tm_mday=5, tm_hour=22, tm_min=3, tm_sec=8, tm_wday=3, tm_yday=217, tm_isdst=1)
print(asctime(localtime(time()))) # Thu Aug 5 22:03:08 2021

Explicando as Funções

  • calendar(ano): Retorna um calendário completo do ano especificado.
  • month(ano, mes): Mostra o calendário de um mês específico do ano indicado.
  • time(): Retorna o tempo atual em ticks, que são frações de segundo desde a "Época", 00:00:00 do dia 1 de Janeiro de 1970.
  • localtime(time()): Converte os ticks em uma estrutura de tempo local.
  • asctime(localtime(time())): Converte a estrutura de tempo em uma string legível.

Outras Funções Úteis

Existem outras funções úteis que podem ser exploradas, como a formatação de datas com strftime e a obtenção da diferença entre duas datas com difftime.

Conclusão

O módulo time é apenas a ponta do iceberg quando se trata de lidar com datas e horas em Python. Existem outros módulos, como datetime e dateutil, que fornecem ainda mais funcionalidades. Dominar essas ferramentas pode ser muito benéfico, especialmente se você estiver trabalhando em aplicações que necessitam de manipulação intensiva de datas e horas.

Happy coding!