Publicado em

Dicionários em Python

Partilhar:

Introdução

Dicionários são uma das estruturas de dados mais versáteis e poderosas em Python. Eles permitem armazenar e manipular dados de forma eficiente com mapeamentos chave-valor. Este artigo visa explorar como trabalhar com dicionários, ilustrando com exemplos claros e práticos.

Compreendendo Dicionários em Python

Características dos Dicionários

  • Dicionários são coleções de pares chave-valor onde cada chave é única.
  • São extremamente flexíveis e permitem armazenar valores de diferentes tipos, incluindo outras estruturas de dados como listas ou até outros dicionários.

Manipulação Básica

idades = {'Nelson Silva': 28, 'Larissa Fernandes': 37, 'Pedro Henrique': 52, 'Raquel Soares': 68}

idades['Pedro Henrique'] = 100
del idades['Larissa Fernandes']

# idades.clear()

print(idades) # {'Nelson Silva': 28, 'Pedro Henrique': 100, 'Raquel Soares': 68}
print(idades.items()) # dict_items([('Nelson Silva', 28), ('Pedro Henrique', 100), ('Raquel Soares', 68)])
print(idades.keys()) # dict_keys(['Nelson Silva', 'Pedro Henrique', 'Raquel Soares'])
print(idades.values()) # dict_values([28, 100, 68])

Como demonstrado, é possível modificar, adicionar, remover e até limpar elementos dentro de um dicionário de forma simples e intuitiva.

Métodos Avançados

Além das operações básicas, os dicionários em Python oferecem uma variedade de métodos úteis, como .get(), .setdefault(), e .update(), entre outros. Esses métodos facilitam a manipulação e o acesso aos dados armazenados.

Boas Práticas

Ao trabalhar com dicionários, é importante manter a clareza e a legibilidade do código, especialmente em casos de estruturas aninhadas ou dicionários com muitos pares chave-valor.

Conclusão

Dicionários são ferramentas essenciais na caixa de ferramentas de qualquer programador Python. Eles oferecem uma forma flexível e eficiente de armazenar e manipular dados complexos. Ao dominar dicionários, você ampliará significativamente as suas capacidades de resolução de problemas em Python.

Happy coding!